Conheça 11 benefícios da atividade física e comece hoje mesmo

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos
Mulher curtindo os benefícios da atividade física no parque

Pode parecer óbvio falar sobre os benefícios da atividade física, mas a verdade é que é fácil esquecê-los com a correria do dia a dia e demandas da família, do trabalho, dos estudos, entre outros.

Mas se você estiver precisando de uma forcinha para voltar à ativa, neste artigo vai encontrar alguns dos principais benefícios para a sua saúde e bem-estar. Vamos lá? 

Quais os benefícios da atividade física? 

São muitos! 

Reunimos os 11 principais benefícios determinados pelo ​​Physical Activity Guidelines for Americans (“Guia de Atividade Física para Americanos”) do Centers for Disease Control and Prevention (“Centros de Controle e Prevenção de Doenças”) dos Estados Unidos que, em pouco tempo suando a camisa, você já deve começar a notar. E não precisa levanta 50 quilos por dia para isso, sabia? Uma caminhada de 50 minutos 3 vezes na semana já faz toda a diferença!

1. Aumento da expectativa de vida e melhoria da qualidade de vida 

A atividade física regular está relacionada a uma maior longevidade e a uma melhor qualidade de vida em geral. 

2. Mais energia para a rotina

Praticar exercícios regularmente pode aumentar os níveis de energia e combater a fadiga e aquele sono fora de hora: você tem mais pique para todas as suas atividades diárias. 

3. Fortalecimento do sistema imunológico

 A atividade física fortalece o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções em geral. Uma gripe não te pega mais tão facilmente, por exemplo.

4. Melhora da função cognitiva 

O exercício regular beneficia a função cerebral, incluindo a memória e a capacidade de aprendizado. Ainda, a prática colabora para a redução das chances de demência e Alzheimer ao longo da vida. 

5. Coração mais saudável

A atividade física regular ajuda a melhorar a saúde do coração, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e até mesmo AVC (Acidente Vascular Cerebral). 

6. Função pulmonar mais eficiente

O exercício aeróbico – como correr, nadar, pular corda, andar de bicicleta e dançar, entre outros exemplos – pode aprimorar a capacidade pulmonar e a eficiência cardiorrespiratória.

7. Saúde mental em dia 

A atividade física regular pode ajudar a reduzir o risco de depressão, ansiedade e estresse, além de promover um sono de maior qualidade. Aquela sensação de dever cumprido também colabora para dormir melhor, não acha?

8. Aumento da qualidade do sono

Afinal, um sono mais profundo e reparador tem tudo a ver com uma maior qualidade de vida.

9. Redução do risco de doenças crônicas

Como hipertensão e diabetes tipo 2. Além disso, ainda contribui para reduzir níveis altos de colesterol. 

10. Fortalecimento da saúde óssea e muscular 

Atividades físicas como corrida e levantamento de peso ou mesmo polichinelos fortalecem os ossos e músculos, ajudando a prevenir a perda de densidade óssea e a manter a força muscular.

11. Redução do risco de câncer

A atividade física regular está associada a um menor risco de uma série de tipos de câncer: câncer de bexiga, de mama, de cólon, no endométrio, no esôfago, de rim, de pulmão e de estômago estão entre eles. 

E quanto de atividade física deve ser feito?

E aí, vamos partir para a prática de exercícios? Também de acordo com o Physical Activity Guidelines for Americans, cada adulto precisa de, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada e 2 ou mais dias de atividade de fortalecimento dos músculos por semana. 

Mas não precisa fazer tudo de uma vez: você pode dividir os 150 minutos em 50 minutos por dia em 3 dias da semana, por exemplo. E sabe o que significa atividade física moderada? Uma caminhada! Ou seja, não é tão difícil começar a entrar na ativa.

Colocando essa prática dentro da sua rotina, logo você vai partir para 75 minutos por semana de atividade física mais intensa e alcançar cada vez mais benefícios para a saúde. 

De qualquer forma, vale ressaltar a recomendação geral para quem tem condições específicas de saúde, como gestantes e pessoas com hipertensão descontrolada, por exemplo: consultem profissionais da saúde de confiança antes de começarem ou voltarem a se exercitar, ok? No mais, bom exercício!

Avalie este artigo:

0 / 5. Avaliações(s): 0

Compartilhe!

Picture of Redação Qualfarma
Redação Qualfarma
A Redação Qualfarma é formada por um time focado em assuntos de saúde e beleza que se dedica a descomplicar o bem-estar, facilitando o acesso a informações e dicas através de conteúdo de alta qualidade.

Responsabilidade editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

No Content Available