Entre as preocupações comuns quando o assunto é beleza e skincare, as estrias brancas e formas de minimizá-las podem estar no topo dessa lista. Como tirá-las? Há tratamento? Estria branca sai mesmo? Há cremes ou óleos que podem ajudar?
Decidimos explorar essas perguntas para tirar algumas dúvidas e oferecer alternativas para você. Vamos lá?
Navegue pelo assunto
O que são estrias brancas?
São marcas permanentes na pele que podem nascer após um estiramento rápido e excessivo da pele que acaba rompendo as fibras de colágeno e elastina.
Quando as estrias são brancas, isso quer dizer que elas estão em uma fase mais avançada – ao contrário das estrias vermelhas ou roxas – e são mais desafiadoras em termos de tratamento.
O que causa estrias brancas?
Esse tipo de estria ocorre quando a pele é esticada rapidamente devido a fatores como genética, alterações hormonais, ganho ou perda de peso abruptos, crescimento rápido durante a adolescência ou gravidez.
Essa esticada resulta na ruptura das fibras de colágeno e elastina, essenciais para a elasticidade da pele, e consequentemente leva à formação de estrias vermelhas – que, com o tempo, se tornam brancas.
Embora sejam mais comuns em áreas como abdômen, seios, quadris, coxas e nádegas, podem aparecer em qualquer parte do corpo.
Como tirar estrias brancas?
Eliminar estrias brancas completamente pode ser bastante desafiador. Isso porque essas são uma forma, digamos, mais “madura” de estrias: estão na pele há mais tempo e já perderam bastante pigmentação.
Com isso, diferente de tratamentos para estrias mais recentes, normalmente os tratamentos para eliminar estrias brancas envolvem procedimentos um pouco mais invasivos, como microagulhamento. Conheça mais detalhes sobre as possibilidades de tratamento a seguir.
Tratamento para estrias brancas
Entre os tratamentos clínicos para esse objetivo, estão:
- Microdermoabrasão: procedimento que envolve a esfoliação da pele para remover a camada superior, promovendo a regeneração da pele e podendo melhorar a aparência das estrias;
- Tratamento a laser: alguns lasers podem estimular a produção de colágeno e elastina, melhorando a textura e a cor das estrias;
- Terapia com microagulhas: tratamento que estimula a pele a se regenerar e produzir mais colágeno, o que pode também reduzir a aparência das estrias;
- Peelings químicos: aplicação de soluções químicas para renovar as camadas da pele, o que pode tornar as estrias menos visíveis.
Mas diante disso, você pode estar se perguntando se há outras formas de pelo menos minimizar a aparência das estrias brancas. Se é o seu caso, isso nos leva à próxima pergunta.
Como diminuir estrias brancas?
Se você estiver procurando tratamentos menos invasivos, saiba que também é possível diminuir a aparência das estrias com cuidados caseiros e tratamentos tópicos que envolvem o uso de cremes ou óleos.
Conheça algumas possibilidades que podem ser boas escolhas para você a seguir.
Tratamento caseiro para estrias brancas
Alguns tratamentos caseiros que podem ajudar a melhorar a aparência da pele são:
- Hidratação intensiva: o uso de cremes e loções ricas em vitamina E, óleo de coco ou manteiga de cacau pode ajudar a hidratar a pele e melhorar sua elasticidade;
- Aloe vera: conhecida por suas propriedades curativas, pode ajudar na regeneração da pele quando aplicada regularmente sobre as estrias;
- Óleo de rosa mosqueta: rico em ácidos graxos essenciais e vitamina A, esse óleo promove a regeneração da pele e pode melhorar a aparência das estrias com o uso contínuo.
Creme para estrias brancas
Existem cremes específicos para o tratamento de estrias que podem ajudar a melhorar a textura e a aparência da pele.
Normalmente são cremes que contêm ingredientes como ácido hialurônico, retinol, e peptídeos – quem já tem bastante prática de skincare pode já ter se familiarizados com eles.
Vale lembrar que a eficácia desses ingredientes pode variar de pessoa para pessoa, então pode ser que você precise testar mais de um produto até encontrar o seu preferido.
Óleo para estrias brancas
Óleos como o de amêndoas, rosa mosqueta, e coco são populares no tratamento caseiro de estrias, graças às suas propriedades hidratantes e regenerativas. O uso regular pode melhorar a elasticidade da pele e reduzir a visibilidade das estrias.
Mas vamos combinar: no fim das contas, a pergunta que não quer calar é sempre a mesma: estria branca sai ou não sai?
Estria branca sai?
Os tratamentos existentes podem reduzir significativamente sua aparência, melhorando a textura e a coloração da pele, mas se as estrias brancas realmente saem totalmente ou não, já é difícil dizer.
Com isso, sugerimos que você consulte seu ou sua dermatologista para entender a melhor alternativa para tratar as suas estrias.
De qualquer forma, não se esqueça: as estrias são uma resposta natural da pele a uma série de acontecimentos da vida e, portanto, são extremamente normais e comuns.
Caso queira saber mais sobre estrias, confira tudo sobre o que causa estrias e entenda como preveni-las também. Esperamos ter ajudado!