Adstringentes: para que servem esses aliados contra a oleosidade?

Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutos
Pessoa usando adstringentes

No mundo do skincare, os adstringentes ser destacam como verdadeiros aliados na luta contra a oleosidade. Isso porque eles não são apenas simples produtos de limpeza, mas produtos capazes de controlar o brilho indesejado. Vamos entender agora como os adstringentes funcionam, para que servem e como utilizá-los corretamente? Se você tem a pele oleosa e está procurando como equilibrá-la, chegou ao lugar certo!

O que é adstringente?

Os adstringentes são produtos de skincare utilizados na rotina de cuidados com a pele com o objetivo de reduzir a oleosidade e contrair os poros. Por isso, eles também atuam removendo resíduos e impurezas do rosto. 

Entre as opções de adstringentes você pode encontrar a loção, o gel e o tônico. 

O que é loção adstringente? 

A loção adstringente é uma das formas mais comuns desse produto, sendo líquida e aplicada com algodão. 

É uma ótima alternativa para remover resíduos que o sabonete não consegue eliminar, já que também tonifica a pele e a prepara para receber outros produtos de skincare.

O que é gel adstringente? 

O gel adstringente tem uma fórmula mais leve em comparação com a loção. 

Costuma ser mais indicado para peles muito oleosas, pois proporciona uma sensação de limpeza mais profunda e controle da oleosidade sem ressecar excessivamente a pele.

O que é tônico adstringente? 

O tônico adstringente é parecido com a loção adstringente, mas geralmente possui uma concentração maior de ingredientes ativos. 

Isso faz com que o tônico, além de limpar, ajude a equilibrar o pH da pele e melhore a absorção de produtos aplicados posteriormente, como séruns e hidratantes.

Para que serve o adstringente? 

O adstringente serve para melhorar a textura e a aparência da pele, sendo especialmente indicado para quem tem pele oleosa.

Ao remover o excesso de oleosidade e contrair os poros, ele ajuda a prevenir o surgimento de acne e cravos, mantendo a pele mais controlada. 

No geral, portanto, os adstringentes são utilizados para: 

  • Limpar profundamente a pele; 
  • Remover resíduos de maquiagem, sujeira e oleosidade;
  • Ajudar a equilibrar o pH da pele; 
  • E minimizar a aparência dos poros dilatados.

O que significa adstringente? 

Adstringente significa algo que tem a capacidade de contrair ou encolher tecidos. 

No contexto dos produtos de skincare, os adstringentes têm a função de contrair os poros da pele e, consequentemente, proporcionar uma sensação de mais firmeza.

Como usar o adstringente? 

Para usar o adstringente corretamente, vamos ao passo a passo: 

  1. Comece limpando a pele com um sabonete adequado ao seu tipo de pele;
  2. Em seguida, aplique o adstringente em um algodão e passe-o suavemente sobre o rosto, evitando a área dos olhos e lábios; 
  3. Lembre-se que não é necessário enxaguar;
  4. Use-o preferencialmente à noite ou conforme a recomendação do produto. 

Quais são os ativos adstringentes? 

Os ativos adstringentes mais comuns incluem álcool, ácido salicílico, ácido glicólico e/ou extratos de plantas como hamamélis e aloe vera. 

Esses ingredientes ajudam a limpar os poros e controlar a oleosidade, promovendo um pele mais saudável. 

Qual o melhor adstringente? 

Tudo vai depender da sua pele e qual produto vai fazer mais diferença para ela. Em caso de dúvidas, consulte um ou uma dermatologista, combinado?

Entre loções e tônicos adstringentes para a limpeza facial, confira algumas ofertas do mercado a seguir.

Essas informações foram úteis?
👍Sim👎Não

Compartilhe!

Picture of Redação Qualfarma
Redação Qualfarma
A Redação Qualfarma é formada por um time focado em assuntos de saúde e beleza que se dedica a descomplicar o bem-estar, facilitando o acesso a informações e dicas através de conteúdo de alta qualidade.

Responsabilidade editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.