Acordar às seis da manhã ou mesmo antes pode ser um desafio para muitos, mas os benefícios de acordar cedo são inúmeros e podem impactar positivamente vários aspectos da vida. Neste artigo, exploraremos os porquês de sair da cama com o cantar do galo e compartilharemos dicas práticas para aproveitar melhor as suas manhãs. Vamos lá?
Navegue pelo assunto
Quais são os benefícios de acordar cedo?
Para começar, de acordo com informações da Fundação SleepFoundation.org, dos Estados Unidos, muitos estudos sugerem que ter o costume de dormir mais tarde está associado a uma série de problemas de saúde.
Na maioria dos casos, isso acontece porque pessoas que dormem mais tarde acabam não dormindo o suficiente, já que atividades relacionadas a trabalho e estudos geralmente começam cedo. Portanto, quando nosso sono está constantemente em déficit, as chances de desenvolver problemas de saúde como pressão alta, diabetes e depressão aumentam.
Claro que não é determinante, mas dormir cedo e acordar cedo é bem mais benéfico do que sofrer as consequências de uma má rotina de sono.
Conheça agora os principais benefícios de acordar cedo!
1. Redução de estresse e ansiedade
Pesquisas indicam que pessoas que costumam dormem e acordam mais tarde têm mais chances de passar por episódios de ansiedade e depressão do que pessoas que dormem e acordam mais cedo.
Diante disso, quando você inicia o dia com mais calma e tempo para si mesmo, fica mais fácil estabelecer um estado de espírito mais positivo capaz de durar o dia todo. Ao iniciar o dia com mais calma e tempo para si mesmo, você tem mais chances de estabelecer um estado de espírito positivo que perdura durante todo o dia.
2. Aumento da produtividade
Pessoas que acordam cedo também tendem a ser mais produtivas do que aquelas que ficam acordadas até mais tarde – e, consequentemente, acordam mais tarde ou dormem menos do que o ideal.
Quem fica acordado até mais tarde tende a ter um pior desempenho no começo do dia tanto em tarefas físicas como mentais. Por outro lado, quem dorme e acorda cedo geralmente têm mais tempo para planejar o dia, estabelecer metas e prioridades.
A curto, médio e longo prazo, isso pode resultar em maior produtividade ao longo do dia, pois permite um começo mais tranquilo e organizado para alcançar um maior desempenho – e por mais tempo.
3. Mais tempo para fazer exercícios físicos
Acordar cedo também oferece a oportunidade perfeita para começar a aproveitar os benefícios da atividade física no seu dia a dia – o que é benéfico tanto para a saúde física como mental.
Enquanto exercitar-se pela manhã pode melhorar o seu humor e energia para o resto do dia, estudos também mostram que o exercício matinal também melhora a qualidade do sono em pessoas que têm dificuldade para dormir em oposição ao exercício noturno.
Isso porque praticar exercícios à noite, perto da hora de dormir, pode ter um impacto bastante negativo no sono. Quem nunca fez exercícios mais tarde e acabou sofrendo para dormir melhor depois por conta de um corpo mais agitado?
4. Mais tempo para o café da manhã
Quem acorda cedo tem mais tempo para preparar e consumir um café da manhã mais nutritivo e saudável, apostando em opções ricas em proteínas e baixo teor de açúçar, que acabam melhorando os níveis de energia ao longo do dia.
Bem melhor do que acordar correndo e pegar qualquer coisa para comer no caminho para o trabalho, né?
Ainda, pesquisas também indicam que pessoas que tomam um café da manhã apropriado costumam se sentir mais alertas pela manhã e tendem a ter um melhor humor durante o dia em comparação àquelas que pulam essa refeição.
Saiba também como a prática do mindfulness pode te ajudar a conquistar uma melhor qualidade de vida.
Como acordar cedo?
Acordar cedo pode ser um desafio para muitas pessoas, mas algumas dicas podem ajudar na transição dos notívagos, tornando esse hábito mais fácil de adotar. Confira agora!
1. Faça mudanças gradualmente
Em vez de mudar seus horários de dormir e acordar completamente da noite pro dia – ou do dia pra noite –, vá dormindo e acordando um pouco mais cedo ao longo de uma semana, por exemplo.
Comece acordando 15 minutos mais cedo do que o seu normal, e continue assim até estabelecer o horário ideal para você.
2. Limite o consumo de álcool e cafeína
Consumir cafeína até 6 horas antes de dormir pode ser bastante prejudicial para o sono – e o consumo de álcool também pode acabar atrapalhando.
Isso porque, basicamente, os dois componentes podem acabar prejudicando o efeito recuperador do sono e tornando mais difícil acordar cedo.
3. Estabeleça horários consistentes e crie rituais
Ter um horário regular para dormir e acordar ajuda a regular o relógio biológico do seu corpo e facilita a criação de um novo hábito. Com isso, tente ir para a cama e acordar todos os dias à mesma hora, inclusive nos fins de semana.
Além disso, se você tem dificuldade de dormir ou acordar mais cedo, crie estratégias para sinalizar o seu corpo que é hora de descansar ou despertar. Você pode criar um ritual relaxante antes de dormir – sem telas – e uma rotina matinal com meditação e alongamento, entre outros exemplos, para acordar.
4. Crie o ambiente ideal e evite eletrônicos
Por falar em “sem telas”, vamos lembrar que qualquer exposição à luz durante a noite pode atrapalhar o horário de sono, já que os ritmos circadianos podem ser interrompidos.
Com isso, antes de dormir, você pode criar o ambiente ideal para dormir e:
- Diminuir a intensidade das luzes da sua casa;
- Usar cortinas blackout durante o sono;
- Evitar dispositivos digitais antes de dormir.
Aliás, tente evitar telas pelo menos uma hora antes de dormir para ter uma noite de sono tranquila, ok?
5. Faça suas refeições mais cedo
Se você tem dificuldade para acordar cedo porque ficou acordado até mais tarde, altere o horário da última refeição do dia.
Estudos já revelaram que pessoas que passaram a não comer depois das 19h conseguiram alterar seus horários de dormir e acordar em pelo menos 2 horas.
6. Motive-se
Defina uma motivação clara para aproveitar os benefícios de acordar cedo. Pode ser exercitar-se, meditar, praticar um hobby, preparar um café para a família, fazer algo que você goste. Ter um propósito para acordar cedo, principalmente para quem tem dificuldade até então, facilita na criação do novo hábito.
No fim das contas, acordar cedo pode ser uma transformação positiva em sua vida, melhorando sua saúde, produtividade e bem-estar geral. Com paciência e consistência, qualquer pessoa pode se tornar uma pessoa matutina e desfrutar dos benefícios que isso traz.
Mas caso você sinta um cansaço extremo para acordar cedo e nenhuma tentativa surtiu efeito, sugerimos que você consulte um ou uma profissional da saúde de sua confiança para fazer um check-up. Você pode estar com deficiência de ferro ou outras vitaminas, por exemplo, e isso pode estar atrapalhando a manutenção da sua energia e sua saúde. Combinado?