Quer entender melhor o que é sérum e como ele pode revolucionar sua rotina de beleza?
Esse poderoso aliado da pele vai além do hidratante comum, oferecendo uma solução altamente concentrada para combater aqueles sinais de envelhecimento da pele, hidratar profundamente e iluminar o rosto.
A seguir saiba mais sobre os séruns e como escolher o ideal para seu tipo de pele.
Navegue pelo assunto
O que é sérum e para que serve?
O sérum é um produto de skincare conhecido por sua textura leve, sua capacidade de ser absorvido rapidamente e por ser formulado com ingredientes altamente concentrados para uma maior eficácia.
Os séruns, afinal, são projetados para tratar uma variedade de preocupações específicas da pele, tais como desidratação, falta de brilho, rugas, manchas, entre outros possíveis incômodos que podem surgir com o passar do tempo.
Eles são geralmente usados após a limpeza e antes da aplicação de hidratantes para maximizar a hidratação e a eficácia dos ingredientes ativos.
Devido à alta concentração de ingredientes ativos, os séruns podem oferecer resultados visíveis em um curto período de tempo. E existem diversos tipos disponíveis no mercado, como por exemplo:
- Séruns enriquecidos com vitaminas como a vitamina C – para iluminar;
- Séruns que incluem ácido hialurônico – para hidratar;
- Séruns com retinol – para combater o envelhecimento da pele;
- Séruns com niacinamida – para melhorar a textura e o tom da pele.
É ótimo ter tantas opções, né? Isso nos permite escolher produtos de acordo com as necessidades específicas da nossa pele.
Para que serve o sérum no rosto?
O sérum no rosto serve como um tratamento intensivo, já que fornece ingredientes ativos em altas concentrações visando resolver preocupações específicas de forma mais eficaz e rápida.
Devido à sua textura leve e formulação de rápida absorção, o sérum penetra profundamente nas camadas da pele e, com isso, oferece benefícios como:
- Hidratação intensa;
- Redução de linhas finas e rugas;
- Melhoria na firmeza e elasticidade;
- Correção de manchas escuras;
- E uniformização do tom da pele.
Além disso, o sérum também pode ser capaz de proteger a pele contra danos ambientais como poluição e radicais livres, dependendo dos antioxidantes presentes em sua formulação.
Com o uso regular, o sérum pode melhorar significativamente a aparência e a saúde da pele do rosto, tornando-a mais radiante, hidratada e rejuvenescida. Ah, e lembrando que os séruns são adequados para todos os tipos de pele, incluindo peles oleosas e sensíveis, ok? Basta entender o sérum adequado para a sua pele para poder tirar proveito de tantos benefícios.
Quando usar o sérum?
O sérum deve ser incorporado à rotina de cuidados com a pele tanto pela manhã quanto à noite – após a limpeza e tonificação e antes de aplicar o hidratante e o protetor solar, no caso das aplicações pela manhã. Utilizar o sérum nessa sequência, afinal, ajuda a garantir que sua pele absorva integralmente os ingredientes ativos, maximizando os benefícios do produto.
Pela manhã, o uso de séruns que contêm antioxidantes, como a vitamina C, é ideal porque oferecem proteção contra os danos dos radicais livres, que podem ser causados pela exposição ao sol e à poluição. Esses tipos de séruns também podem ajudar a melhorar a luminosidade da pele e a proteger contra o envelhecimento prematuro.
À noite, o foco deve ser na reparação e regeneração da pele. Séruns contendo ingredientes como retinol ou peptídeos são benéficos, pois estimulam a renovação celular e a produção de colágeno, ajudando a reduzir a aparência de linhas finas e rugas enquanto você dorme.
Dicas e cuidados
É importante considerar o tipo de pele e as preocupações específicas ao escolher um sérum, pois isso pode determinar o melhor momento para usar determinados produtos.
Séruns hidratantes com ácido hialurônico, por exemplo, podem ser usados tanto de manhã quanto à noite para aumentar a hidratação. Já fórmulas com ingredientes potencialmente irritantes, como o retinol, podem ser melhores para uso noturno, evitando a exposição solar logo após a aplicação do produto.
Diante disso, o sérum pode ser usado diariamente seguindo a rotina de limpeza e tonificação, mas é de extrema importância adaptar o tipo de sérum ao momento do dia para atender às necessidades específicas da sua pele e otimizar os resultados.
Qual é o melhor sérum para o rosto?
O melhor sérum para o rosto vai depender do seu tipo de pele e da sua rotina, entre outros fatores.
Dito isso, sempre reforçamos a importância de consultar um ou uma dermatologista de sua confiança para uma recomendação personalizada. Mas você já pode ir dando uma conferida em algumas recomendações de séruns disponíveis no mercado, tanto de marcas brasileiras quanto internacionais, considerando diferentes necessidades da pele. Vamos lá?
Marcas nacionais
- Natura Chronos: focado em anti-idade, oferece hidratação e melhora na firmeza da pele, utilizando ingredientes da biodiversidade brasileira;
- Boticário Active Dermato: séruns que visam hidratação e redução de sinais de envelhecimento, formulados para atender a diversas necessidades da pele.
Marcas internacionais
- Estée Lauder Advanced Night Repair: sérum de reparação noturna que reduz sinais de envelhecimento e hidrata a pele;
- Skinceuticals C E Ferulic: potente sérum antioxidante que oferece proteção contra danos ambientais e melhora linhas finas e luminosidade;
- La Roche-Posay Hyalu B5: rico em ácido hialurônico e vitamina B5, proporciona intensa hidratação e reparação da pele;
- The Ordinary Niacinamide 10% + Zinc 1%: ideal para controlar a oleosidade e melhorar a textura da pele, com uma formulação simples e eficaz.
Qual a diferença entre o sérum e a vitamina C?
A principal diferença entre o sérum e a vitamina C está na composição e o propósito dentro da rotina de cuidados com a pele.
O sérum é um tipo de produto que pode conter diversos ingredientes ativos, incluindo a vitamina C, para tratar variadas preocupações da pele.
A vitamina C em si, por outro lado, é um poderoso antioxidante usado principalmente para proteger a pele contra danos dos radicais livres, iluminar e promover a produção de colágeno – o que ajuda a manter a pele mais firme.
Diante disso, já dá pra imaginar que um sérum com vitamina C combina as propriedades concentradas e multifuncionais de um sérum com os benefícios antioxidantes e revitalizantes da vitamina C, não é? Seu uso, portanto, vai proporcionar uma abordagem direcionada para tratar preocupações específicas como o envelhecimento precoce e a falta de luminosidade.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender o que é sérum e a encontrar o mais adequado para a sua pele. Até a próxima!